Leiam esta matéria que saiu no G1, é muito interessante.
por Altieres Rohr |
categoria Sem categoria
A atriz Carolina Dieckmann disse ter sido alvo de chantagem por alguém que conseguiu roubar fotos particulares e, como ela decidiu não pagar a quantia que pediram, as fotos caíram na internet. O pacotão da coluna Segurança Digital desta semana vai abordar algumas questões que envolvem dados pessoais para que você saiba quando suas informações estão em risco – e como se proteger.
DICA GERAL: Não armazene arquivos em um lugar onde alguém pode ter acesso fácil, não dê acesso aos seus arquivos se isso não for necessário e, sempre que possível, use uma proteção criptográfica, pois ela embaralha os dados e impede o acesso ao conteúdo dos arquivos.
Confira abaixo as respostas detalhadas para vários cenários:
1 – Qual o melhor lugar para guardar fotos íntimas e arquivos pessoais?
Segurança sempre depende de uma análise das ameaças e do risco. De quem você precisa proteger essas informações? De um hacker da internet? De um ladrão que invadiu sua casa?
Para se proteger de alguém que invadiu seu computador, basta não ter esse conteúdo disponível no PC. Tenha ele em uma mídia externa e só acesse quando for realmente necessário.
Se você precisa proteger esse conteúdo também de ameaças físicas, terá de coloca-lo em algum lugar mais protegido e fazer uso de um software de criptografia, como o TrueCrypt.
Observe ainda outro detalhe: se o conteúdo é realmente importante, você terá de ter pelo menos duas cópias dele. Se não tiver e a mídia apresentar problemas, você pode perder tudo. E aí, realmente, ninguém terá acesso aos seus dados – nem você.